Python: saiba o que é, quando usar e como aprender

Ou seja, cada IDE tem suas próprias características e vantagens, e os desenvolvedores podem escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de trabalho e aos requisitos específicos do projeto. Ou seja, Python é conhecida por sua sintaxe limpa e legível, o que a torna uma escolha popular entre programadores de todos os níveis de experiência. E com o XPE Multi+, a plataforma de assinatura da XP Educação, você estuda de forma imersiva, prática e interativa. Atue e desenvolva sua carreira em uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho.

Exemplos[editar editar código-fonte]

Utilizamos o for quando queremos iterar sobre um bloco de código por um determinado número de vezes. Para saber mais a respeito desse tipo, confira o artigo “Conhecendo as tuplas no Python”. Temos como exemplo as variáveis nome e profissão, com os dados Guilherme e Engenheiro de Software atribuídos a elas. Isso significa também que, se por algum motivo precisarmos alterar o tipo de variável durante a execução do programa, é possível fazer essa mudança. De acordo com a pesquisa “Python Developers Survey 2021 Results”, realizada pela JetBrains, o Python é umas das linguagens que mais crescem em relevância e valorização pelas empresas.

  • Em outras palavras, a programação python é diferenciada pela riqueza de bibliotecas e frameworks prontos para utilização, bem como pelo suporte da comunidade.
  • Investir em conhecimento é a maneira mais rápida de aprender a programar em Python, portanto não perca tempo e faça sua inscrição agora.
  • Ao escrever seu código de programação Python, você pode dar nomes às variáveis que está criando, como nos exemplos que mostramos acima (numero_1, numero_aleatorio, etc.).
  • É um curso realmente diferenciado, tanto pela didática nas explicações, exercícios, como também pela proposta de apresentar cada uma das áreas com detalhes.

Os frameworks, de maneira simplificada, são estruturas sobre as quais a linguagem de programação irá trabalhar. Dessa forma, eles fornecem importantes recursos e ferramentas que facilitam o desenvolvimento de projetos. Python é uma linguagem de programação de https://edgarlpol67778.blog2learn.com/74361743/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego alto nível, ou seja, com sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana, utilizada nas mais diversas aplicações, como desktop, web, servidores e ciência de dados. Saiba mais sobre ela, sua origem e principais vantagens neste guia para iniciantes.

Como mudar o tipo da variável no Python?

Como mencionado acima, a linguagem foi desenvolvida no início dos anos 90 pelo programador e matemático holandês Guido Van Rossum. Seu objetivo era otimizar a leitura de códigos e estimular a produtividade de quem os cria, seja um programador ou qualquer outro profissional. Vale mencionar que o código do Python é aberto e sua utilização é gratuita, permitindo https://pickett-shaffer.blogbright.net/men-and-women-normally-say-they-want-to-deal-with-their-time-improved-but-they-usually-really-dont-comprehend-how-to-go-about-doing-that-if-this-is-you-and-you-want-to-much-better-this- a colaboração de uma vasta comunidade ativa no aprimoramento dessa tecnologia. Para aprender Python rapidamente, o ideal é que você estude primeiro os comandos básicos da linguagem, faça muitos exercícios, e depois avance para uma área de aplicação que utilize Python. Até aqui falamos bastante sobre a linguagem, mas ainda não apresentamos nenhum código.

Ou seja, eles são projetados para simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento, fornecendo uma estrutura organizada e reutilizável para a criação de aplicativos. InterpretadaÉ uma linguagem interpretada, o que significa que o código-fonte é executado diretamente por um interpretador, em vez de ser compilado em código de máquina. Ampla DocumentaçãoPossui documentação abrangente, tornando mais fácil para os desenvolvedores aprenderem https://pickett-antonsen-3.technetbloggers.de/every-single-working-day-is-only-24-hrs-lengthy-however-it-often-seems-like-there-are-not-plenty-of-hrs-in-the-day-if-you-are-the-variety-of-human-being-who-consistently-feels-rushed-to e entenderem a linguagem. MultiplataformaÉ multiplataforma, o que significa que os programas escritos nessa linguagem podem ser executados em diversos sistemas operacionais, incluindo Windows, macOS e Linux. Facilidade de Leitura e EscritaPrimeiramente, a sintaxe de Python é fácil de ler e escrever, o que a torna ideal para iniciantes. Ou seja, o código é organizado por meio de indentação, o que ajuda a manter a estrutura clara.

Desenvolvimento[editar editar código-fonte]

Caso o código não defina qual dos módulos será importado, o padrão é o __init__. Python foi feita com base na linguagem ABC, possui parte da sintaxe derivada do C, compreensão de listas, funções anonimas e função map de Haskell. Os iteradores são baseados na Icon, tratamentos de exceção e módulos da Modula-3, expressões regulares de Perl. Por exemplo, desenvolvedores do Google usam o Python no sistema de construção de software da empresa, nos formatos de pacotes internos, nas ferramentas de administração do sistema e de revisão de código.

  • Neste sentido, a tecnologia e a informática precisam evoluir a todo instante, afinal, as necessidades vão se tornando cada vez mais complexas.
  • Dessa forma, você pode seguir um caminho de estudo com base nas aplicações mais populares dessas empresas com a linguagem Python.
  • A escolha foi feita pensando em um nome simples e forte, fácil de recordar, sendo tirado do grupo de humor britânico Monty Python, idolatrado pelo criador da linguagem.
  • Por isso, o Python é muito mais amigável para iniciantes em comparação com outras linguagens, como C++ ou Haskell.
  • Para quem está começando, essa é uma informação importante, pois há mudanças significativas entre algumas versões, principalmente entre a 2.x e a 3.x.